Motricidade Orofacial
A Motricidade Orofacial (MOF), de acordo com o Comitê de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é o campo da Terapia da Fala voltado para o estudo, pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspetos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical do ser humano.
Trata-se de um campo transversal a várias disciplinas, já que alterações a nível ósseo, de implementação dos dentes, de tónus muscular podem interferir nas funções da mastigação, deglutição, respiração e fala, áreas de intervenção do Terapeuta da Fala.
O objetivo do Terapeuta da Fala, nesta área, é desenvolver, promover ou adequar o padrão de movimento dos músculos envolvidos nas funções acima mencionadas, através de exercícios funcionais.
A intervenção, também nesta área, deverá ser multi ou transdisciplinar, envolvendo o paciente e a sua família, o Terapeuta da Fala, médicos dentistas, ortodontistas, fisioterapeutas, neonatalogistas, ou qualquer outro médico/especialista necessário e adequado ao caso presente.